Para ter um desempenho parecido com o que teve em 2023, o Grêmio apostou em um alto número de contratações. Dentre as mais importantes está a do meia Soteldo, que chegou ao tricolor por empréstimo junto ao Santos e desde a sua estreia, tem o status de ser um dos jogadores considerados “diferenciais” para a disputa dos principais títulos.
Veja também: Grêmio enfrenta problemas para regularizar Braithwaite no BID da CBF
A contratação do jogador de 27 anos foi uma indicação do técnico Renato Portaluppi, que já havia solicitado sua vinda a Porto Alegre em outras oportunidades. Antes do anúncio oficial, a direção gremista teve de superar dificuldades importantes e principalmente a concorrência de outros clubes. Corinthians e Boca Juniors haviam demonstrado interesse em sua contratação.
O acordo entre Grêmio e Santos prevê alguns pontos importantes, principalmente no que diz respeito aos salários do jogador e os valores pré-definidos para uma possível compra ao fim do período de empréstimo. Confira abaixo todos os detalhes do contrato.
O valor que o Grêmio terá que pagar para comprar Soteldo
A principal exigência feita pela direção do Santos para emprestar Soteldo era de que o clube interessado arcasse com a totalidade dos vencimentos do jogador. Sendo assim, o Grêmio ficou responsável pelo pagamento dos R$ 650 mil mensais referentes aos salários do meia. Este valor está entre os maiores do atual elenco gremista.
Além disso, as partes também chegaram a um acordo sobre o valor da opção de compra após o fim do empréstimo. Após algumas semanas de negociações, ficou definido que o tricolor terá de desembolsar 5 milhões de dólares (R$28 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos econômicos do atleta caso tenha o desejo de compra.
O contrato de Soteldo com o Santos tem duração até junho de 2027. Nesta temporada, são 22 jogos disputados pelo Grêmio, com 5 gols marcados e 4 assistências. Embora ainda não tenha aberto tratativas para reduzir o valor da compra, a direção gremista já se prepara nos bastidores para trabalhar a permanência do camisa 7 a partir de 2025.