As reclamações contra a arbitragem por parte do Grêmio tiveram um aumento acentuado nas temporadas de 2023 e 2024. Em tese, de fato, o clube tem motivos para reclamar quando levado em consideração o número de pênaltis marcados a favor e contra si nesta edição do Campeonato Brasileiro.
Veja também: 3 curiosidades inusitadas sobre o Fortaleza, próximo adversário do Grêmio no Brasileirão
De todos os lances com possibilidade de pênalti reclamados pelo Grêmio nas 27 partidas que disputou até aqui na competição, apenas dois foram marcados de maneira favorável ao clube pela arbitragem. O ranking, elaborado pela plataforma de estatísticas SofaScore, colocou o tricolor na 14ª colocação no quesito “pênaltis a favor”.
Por outro lado, o Grêmio está entre as equipes que mais tiveram pênaltis assinalados contra si. Em 27 rodadas, seis pênaltis foram marcados em favor do time adversário. No quesito “pênaltis contra”, então, a equipe gaúcha ocupa a terceira colocação.
Grêmio já enviou duas reclamações formais à CBF por conta da arbitragem
Somente na edição de 2024 do Campeonato Brasileiro, o Grêmio já encaminhou dois requerimentos formais à CBF por conta de erros da arbitragem que prejudicaram a equipe na competição.
A primeira reclamação foi enviada após a não marcação de um pênalti claro na primeira rodada do Brasileirão, quando o defensor do Vasco prensou a bola com o braço ao corpo dentro da área. Na ocasião, mesmo com a revisão do VAR, o tiro direto não foi assinalado e o tricolor acabou derrotado por 2 a 1.
Em junho, o Grêmio voltou a protocolar um novo requerimento na CBF. O lance reclamado foi um pênalti marcado a favor do Corinthians no confronto válido pela 19ª rodada da competição, em São Paulo. O tricolor usou os depoimentos de analistas de arbitragem da TV para corroborar a sua reclamação quanto à não existência do pênalti. A partida terminou empatada em 2 a 2.