O clássico Gre-Nal 441 será disputado sem o auxílio da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR). A decisão veio como uma surpresa para muitos, considerando as especulações que circulavam nos bastidores sobre a possível utilização da ferramenta na partida deste domingo.
Veja também: Diego Costa joga o Gre-Nal? Diretoria do Grêmio já tem uma opinião
Apesar dos esforços de Grêmio e Internacional para incluir o VAR na arbitragem do clássico, o regulamento da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) prevê o uso da tecnologia somente a partir da próxima fase do Campeonato Gaúcho. O artigo 34º do regulamento estabelece que “O uso da tecnologia de VAR será utilizado a partir da 2ª (segunda) fase da Competição (quartas de finais) até as partidas finais da 4ª (quarta) fase”, deixando claro que o clássico ainda não se enquadra nessa categoria.
A Federação Gaúcha de Futebol chegou a debater internamente sobre a questão na última sexta-feira, mas decidiu manter o regulamento, excluindo o VAR do Gre-Nal 441. Assim, a responsabilidade da arbitragem recairá exclusivamente sobre Anderson Daronco e seus auxiliares, Rafael Alves e Maíra Moreira.
Grêmio vê empate como bom resultado no Gre-Nal
Entrando em campo com o objetivo de sair vitorioso, o Grêmio, por meio de seu vice de futebol Antônio Brum, reconhece que um empate no clássico Gre-Nal também pode ser considerado um resultado positivo. Levando em conta fatores como o jogo ser realizado fora de casa e a atual situação na tabela de classificação, o clube vê com bons olhos a possibilidade de dividir os pontos com o rival Internacional.
Veja também: André Henrique e Grêmio viram pivô de disputa que deve parar na justiça
“Pode ser que não seja ruim em termos de tabela de classificação. Este jogo sempre tem um sabor especial. É um clássico, para mim, o maior clássico do Brasil. A semana do Gre-Nal é especial, mas a preparação tem sido forte desde o início”, comentou Brum.
Grêmio e Internacional se enfrentam neste domingo, às 18h, no estádio Beira-Rio, em duelo válido pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho.