O bom início de Miguel Monsalve no Grêmio tem chamado a atenção de grandes clubes da Europa, entre eles, o Real Madrid. Aos 20 anos, o meia desponta como uma das grandes promessas do futebol sul-americano na atualidade. As informações são do repórter Rafael Pfeiffer, da Rádio Guaíba.
Veja também: Grêmio supera os R$ 100 milhões em venda de jogadores em 2024; veja o ranking
Defendendo as cores do Independiente Medellín, Monsalve já era observado pelos analistas de diversas equipes europeias, entre elas, o Real Madrid. O clube espanhol não pretende fazer qualquer tipo de oferta pelo jogador neste momento, mas segue o acompanhando assim como faz com outros jogadores sul-americanos. A ideia é vê-lo se desenvolver no Brasil.
A transferência de Monsalve do Independiente Medellín para o Grêmio foi percebida com naturalidade na Europa, sendo vista como parte do fluxo comum do futebol sul-americano. Atualmente, o Brasil atua como o principal polo futebolístico da América do Sul, e a passagem por seus clubes brasileiros é considerada um filtro essencial antes de os atletas seguirem para a Europa.
Monsalve foi encontrado por analistas do Grêmio
No Grêmio, Miguel Monsalve foi encontrado pelo departamento de scout e análises do clube, liderado por Fernando Lázaro, ex-técnico do Corinthians. O nome do jovem foi levado à diretoria e posteriormente ao técnico Renato Portaluppi, que deu o aval para a contratação.
Monsalve foi anunciado pelo Grêmio no mês de julho. O tricolor desembolsou a quantia de 2,5 milhões de dólares, cerca de R$ 13,6 milhões, por 50% dos direitos econômicos do meia junto ao Independiente Medellín. Seu contrato com o time gaúcho vai até dezembro de 2028.