Mesmo com os resultados abaixo do esperado e as atuações irregulares, os jogadores contratados pelo Grêmio na última janela de transferências estão ganhando protagonismo na produtividade ofensiva do time comandado pelo técnico Renato Portaluppi.
Veja também: O salário e o contrato de Nathan, fora dos planos do Grêmio
O clube investiu pesado para efetuar as contratações do chileno Alexander Aravena, do colombiano Miguel Monsalve, do uruguaio Matías Arezo e do dinamarquês Martin Braithwaite. Grande parte dos R$ 81 milhões foram gastos para a concretização das chegadas destes atletas.
Reforços do 2º semestre aumentam produção ofensiva do Grêmio
Em levantamento exclusivo feito pelo site Gremistas.net, os meias e atacantes contratados pelo Grêmio para o 2º semestre tiveram participação direta em 14 dos últimos 26 gols marcados pelo time na temporada, somadas todas as competições: Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América.
A lista de participação tem:
- Martin Braithwaite: 1 assistência e 5 gols marcados
- Alexander Aravena: 2 assistêncis e 3 gols marcados
- Miguel Monsalve: 2 assistências e 2 gols marcados
- Matías Arezo: 1 pênalti sofrido (contra o Fluminense)
Dentro deste levantamento, existem gols que foram marcados e com assistências concedidas por jogadores da lista. Confira abaixo alguns exemplos:
- Criciúma 0x1 Grêmio (gol de Monsalve e assistência de Aravena);
- Cuiabá 1×3 Grêmio (gol de Braithwaite e assistência de Monsalve)
Desde a vitória de 2×0 contra o Athletico, fora de casa, no dia 4 de agosto, os jogadores contratados pelo clube na última janela de transferências foram responsáveis diretos por 53,8% dos gols gerados pelo time gremista.
Além dos jogadores citados acima, outros atletas também foram contratados recentemente, como o zagueiro Jemerson, por exemplo. O clube planeja grande reformulação para 2025 e ao menos 9 saídas são planejadas pela direção.