Ir para o conteúdo principal

Nova regra “anti-catimba” da CBF já vale para jogos da Copa do Brasil

Goleiro Adriel defende pênalti – Foto: Lucas Uebel / Grêmio

A CBF adotou a “regra Dibu Martínez”, proibindo os goleiros do futebol brasileiro de distrair os batedores de pênalti de forma injusta. A mudança entrará em vigor nos jogos da terceira fase da Copa do Brasil e se estenderá ao Campeonato Brasileiro.

+ Mauro Cezar ironiza fala de Renato sobre Grêmio estar no mesmo nível do Flamengo

Em suma, os goleiros não poderão mais retardar a execução da cobrança ou tocar nas traves, travessão ou rede da meta para distrair o batedor.

A Fifa implementou a regra após a Copa do Mundo, onde o goleiro Dibu Martínez, da seleção argentina, utilizou a tática de distrair batedores durante a final contra a França, gerando críticas. A medida visa promover um jogo mais justo e evitar polêmicas no futebol brasileiro.

Outras regras de arbitragem adotadas pela CBF

  • Linhas de impedimento: Se as linhas vermelha (defensor) e azul (atacante) se tocarem, serão consideradas como uma só e o lance será legal, beneficiando o atacante.
  • VAR no telão: Lances analisados pelo VAR serão exibidos nos telões dos estádios.
  • Disciplina em revisão do VAR: Cartão amarelo para jogadores ou membros da comissão técnica que pressionarem o árbitro durante a revisão do VAR.
  • Cartões na área técnica: Árbitros devem ser mais rigorosos contra pressões de jogadores do banco de reservas, treinadores e membros da comissão técnica, aplicando cartões amarelos ou vermelhos em casos de mau comportamento ou pressão excessiva.
  • Rodízio no aquecimento: Limite de 6 jogadores por time na área de aquecimento, diferente do ano passado, quando todos os atletas do banco podiam aquecer juntos.
  • Acréscimos: A ideia é compensar todos os minutos perdidos, seja por lesões, substituições ou comemorações de gols. A CBF adotará o padrão utilizado na Copa do Mundo do Catar.

Agenda do Grêmio

O Grêmio enfrenta o ABC na próxima quinta-feira, no estádio Frasqueirão, às 21h30, em duelo válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Escrito por

Mais lidas

Últimas notícias do Grêmio

Ver todas as notícias do Grêmio