Não é de hoje que o desempenho de Renato Portaluppi no Grêmio é reconhecido de maneira mundial.
O treinador aparece constantemente em rankings de melhores treinadores do mundo, mas em sites de menor expressão.
No entanto, a FourFourTwo, renomeada revista inglesa, incluiu o treinador na posição 28, figurando na lista dos 50 melhores do mundo.
Como chacota, a revista ainda cita que enquanto treinadores do maior escalão, como Guardiola, estudavam táticas em casa, Renato ia para a praia.
Veja o texto que a revista inclui na publicação:
"Enquanto a maioria de seus colegas passava seus dias no exterior tentando pegar uma ou duas coisas de Guardiola, Ancelotti e Mourinho, Renato preferia permanecer nas praias do Rio de Janeiro jogando seu esporte favorito, futvolêi. ‘Aqueles que precisam aprender e estudar vão para Europa’, disse ele
Levou mais de dois anos para o homem conhecido por sua mãe como ‘Renato Portaluppi’ conseguir um emprego até que o Grêmio veio atrás dele no final de 2016. Muitos achavam que era uma escolha arriscada, mas eles não poderiam estar mais errados.
Em novembro de 2017, Renato se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a Copa Libertadores como jogador e como treinador, e levantou outros três troféus desde então. Ele está com um pé em outra final de Libertadores após ter vencido o River Plate no jogo de ida das semifinais. Não é nenhuma surpresa, então, que ele seja o favorito para ser o sucessor de Tite como treinador do Brasil”
A lista que ainda está incompleta, pode ser conferida acessando este link.