Para o jogo diante do Atlético-GO, Renato avalia fazer uma mudança no time titular do Grêmio, tirando da equipe o meia Edenílson e colocando mais um atacante, neste caso, o venezuelano Yerferson Soteldo, visando ter um time mais ofensivo contra o lanterna do Brasileirão.
Veja também: Campanha “de líder” do Grêmio despencou após retorno à Arena; veja
O fato de montar um time diferente para encarar um adversário que, teoricamente, é mais frágil, indica que a forma de Renato escalar times diferentes no Grêmio até o final da temporada, de acordo com cada adversário enfrentado.
Para o jogo deste final de semana, Renato deve ter um time com três atacantes, com Soteldo e Aravena abertos pelas pontas, Braithwaite centralizado e uma equipe que nitidamente fica mais ofensiva. Em outras oportunidades, Edenílson pode retornar ao time para que o treinador tenha uma formação mais equilibrada.
Vale ressaltar que, nesta semana, Renato testou um esquema com dois atacantes de referência, utilizando Braithwaite e Diego Costa juntos no setor ofensivo. Essa variação pode ser um indicativo para momentos em que o time precise utilizar de jogadas com bola aérea.
Renato ainda tem outras formações para o Grêmio
Vale lembrar que o treinador ainda utilizou um esquema com três defensores em determinados momentos da temporada e esse tipo de formação também pode ser vista em jogos do Grêmio até o final do ano.
Veja também: Histórico indica problemas para o Grêmio em decisão contra “touca” neste sábado; entenda
Além disso, mudanças de jogadores, dependendo da forma com que o time vá jogar, também podem acontecer, como a entrada de Monsalve na vaga de Cristaldo em partidas que o time queira ser ainda mais ofensivo.