O Grêmio está garantido nas oitavas da Libertadores e enfrenta uma maratona de jogos pelo Campeonato Brasileiro. Uma das principais dúvidas no elenco tricolor é sobre quem será o goleiro titular. O técnico Renato Portaluppi deixou claro que a disputa pela titularidade está aberta e não descarta a continuidade do rodízio entre os goleiros do time.
Veja também: Grêmio decide usar Arena no jogo de ida contra o Fluminense pela Libertadores; saiba as datas
Após um treino realizado no CT do Fluminense no Rio de Janeiro, Renato comentou sobre o revezamento de goleiros: Marchesín atuou na fase de grupos da Libertadores, Rafael Cabral nas últimas rodadas do Brasileiro, e Caíque no duelo de ida contra o Operário na Copa do Brasil.
Rafael Cabral não pode jogar na Copa do Brasil por ter atuado pelo Cruzeiro, mas estará disponível a partir das oitavas da Libertadores, assim como Edenilson e outros reforços contratados. Marchesín se destacou na vitória por 1 a 0 sobre o Huachipato no Chile, contribuindo para a classificação do Grêmio às oitavas da Libertadores. Antes do empate com o Estudiantes, o gringo estava há cinco jogos sem sofrer gols.
Os números dos goleiros do Grêmio em 2024
Marchesín: 16 jogos e 14 gols sofridos (média de 0,87)
Rafael Cabral: 2 jogos e 3 gols sofridos (média de 1,5)
Caíque: 10 jogos e 8 gols sofridos (média de 0,8)
Todos os goleiros estão disponíveis para a sequência de jogos pelo Campeonato Brasileiro. Contra o Flamengo, Rafael Cabral está cotado para iniciar como titular. O Grêmio encerrou a preparação com um treino tático na manhã de quarta-feira, no CT do Fluminense.
Veja também: Clube avança em negociação por Marcelo Grohe, ex-Grêmio
Sobre o rodízio de goleiros, Renato afirmou:
“Rodízio de goleiro? Não é só no gol. O Grêmio tem um grupo, não existe titular, não existe cláusula no contrato de ninguém que diz que tem que ser titular. Se tiver que fazer, vou continuar fazendo, da mesma forma que tenho feito durante os jogos. Se tiver que ter o rodízio, vai ter normalmente sem problema algum. Estamos muito bem de goleiros”.
A declaração reforça que a disputa está em aberto e que todos os goleiros terão oportunidades conforme as necessidades do time.