Nesta sexta-feira, o técnico Renato Portaluppi e os atacantes Diego Costa e Nathan Fernandes, do Grêmio, enfrentarão um julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a incidentes ocorridos no jogo contra o Bahia, em 27 de abril, válido pelo Campeonato Brasileiro.
Veja também: Indicado por Renato, reforço deve ganhar sequência no time titular do Grêmio
Recentemente, em 2 de setembro, o STJD decidiu arquivar a acusação do Grêmio de interferência externa durante a partida. Na ocasião, Renato havia denunciado a influência de Jailson Macedo Freitas, presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana, de indicar ao quarto árbitro a expulsão de Diego Costa no banco de reservas.
Renato, Diego Costa e Nathan Fernandes podem desfalcar o Grêmio em caso de punição no STJD
Com o arquivamento do inquérito, Renato será julgado com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de uma a seis partidas por abandonar o banco de reservas durante o jogo.
Já Diego Costa e Nathan Fernandes serão julgados com base em outros artigos do CBJD. O experiente centroavante pode ser enquadrado no artigo 258-II, que dispõe sobre desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente de suas decisões. Nathan Fernandes, por outro lado, será julgado com base no artigo 243-F, que fala sobre ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao desporto, com pena de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além de suspensão de um a seis jogos.
Se punidos, Renato, Diego Costa e Nathan Fernandes podem desfalcar o Grêmio no jogo contra o Bragantino, em São Paulo, no próximo dia 15 de setembro, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.