O técnico Renato Portaluppi, do Grêmio, saiu em defesa de Vinicius Jr., que nesta segunda-feira perdeu o prêmio Bola de Ouro, entregue ao melhor do mundo com base na votação de jornalistas.
Veja também: Renato tem “receita” para buscar vaga na Sul-Americana com o Grêmio
Vinicius Jr. era apontado como o grande favorito a vencer a premiação, mas ficou em segundo lugar, com o espanhol Rodri, do Manchester City, levando a bola de ouro. Por determinação do Real Madrid, nenhum membro do clube merengue, seja treinador, dirigente ou atletas, compareceu à premiação. Em suas redes sociais, Renato falou em “grande injustiça”.
“Hoje, presenciamos uma grande injustiça no prêmio de melhor do mundo. Levanta a cabeça e segue firme, Vinicius Jr! Todos sabem que sua temporada foi espetacular e, sem dúvidas, o troféu deveria estar nas suas mãos. O mundo inteiro enxerga o brilho do seu futebol”, disse Renato.
O prêmio de melhor do mundo, organizado pela revista France Football, em parceria com a UEFA, leva em consideração os tentos dos jogadores na última temporada europeia. Vinícius Jr. disputou 49 jogos, marcou 26 gols e contribuiu com 11 assistências. Em termos de títulos, conquistou a Liga dos Campeões da Europa como um dos protagonistas durante a fase de mata-matas da competição, além da La Liga (campeonato espanhol) e Supercopa da Espanha.
Já a temporada de Rodri, que atua como meio-campista, teve números mais tímidos, com 58 jogos, 12 gols e 13 assistências. Ele conquistou a Premier League e a Eurocopa com a Espanha.
Os 10 melhores do mundo
- Rodri – Manchester City (Espanha)
- Vini Jr. – Real Madrid (Brasil)
- Bellingham – Inglaterra (Real Madrid)
- Carvajal – Real Madrid (Espanha)
- Haaland – Manchester City (Noruega)
- Mbappé – PSG/Real Madrid (França)
- Lautaro Martínez – Inter de Milão (Argentina)
- Lamine Yamal – Barcelona (Espanha)
- Toni Kroos – Real Madrid (Alemanha)
- Harry Kane – Bayern (Inglaterra)