Passado um mês desde o seu anúncio oficial como novo treinador do Cruzeiro, o técnico Fernando Diniz já balança no cargo e o nome de Renato, do Grêmio, está de volta à pauta da equipe mineira para a temporada de 2025.
Veja também: Grêmio projeta saída de até 5 goleiros, mas garante permanência de pelo menos um
Diniz foi confirmado pelo Cruzeiro no último dia 24 de setembro, e desde então, comandou o time em cinco partidas das quais não venceu nenhuma. São quatro empates e uma derrota, que culminaram no desabamento da equipe na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, onde lutava por G-4, para a oitava colocação. Não bastasse, o Cruzeiro ainda arrancou mal nas semifinais da Copa Sul-Americana, apenas empatando com o Lanús em 1 a 1 no Mineirão, com a volta na Argentina. A conquista do título do torneio continental, no entanto, colocará o cenário a favor de Fernando Diniz.
Com o mau momento de Fernando Diniz, Renato Portaluppi, então, voltou a ser tratado como uma possibilidade para o Cruzeiro em 2025. A equipe mineira, vale lembrar, chegou a consultar o técnico gremista antes de anunciar Diniz, mas não houve acordo por conta do trabalho em andamento no Grêmio.
Renato é um dos nomes de confiança de Pedro Lourenço, novo dono do Cruzeiro, que o vê como um treinador de envergadura para conduzir o retorno dos mineiros ao caminho dos títulos. Há previsão, inclusive, de um grande investimento em reforços para o ano que vem.
Renato não seguirá no Grêmio
A permanência de Renato no Grêmio para 2025, que já era improvável antes do clássico Gre-Nal, agora já é dada como inviável nos bastidores do clube. O treinador, que tem contrato até dezembro, já confidenciou a pessoas próximas que não tem interesse em seguir no clube, que também não deve apresentar uma proposta para extensão do vínculo.
Renato, como antecipado pelo Gremistas, idealiza um planejamento diferente para 2025, onde a prioridade é descansar nos primeiros três meses ou quatro meses, enquanto os estaduais acontecem, para assumir um novo projeto apenas no início do Campeonato Brasileiro.