Renato Portaluppi fez história no Grêmio como jogador profissional e, mais recentemente, como treinador. O comandante apareceu em uma seleta lista da Conmebol Libertadores recentemente nas redes sociais.
O post trazia os últimos treinadores que conquistaram o torneio mais importante da América do Sul. A lista conta com 3 brasileiros, sendo um deles Renato Portaluppi. O seleto time ainda tem um colombiano, um argentino e 3 treinadores portugueses.
A conquista de Renato aconteceu com o Grêmio na Libertadores da América de 2017. Na oportunidade, o treinador conquistou o título desbancando o surpreendente time do Lanús, da Argentina, que foi um dos destaques do torneio.
Confira a lista da Conmebol Libertadores:
- 2015 – Marcelo Gallardo, argentino (River Plate);
- 2016 – Reinaldo Rueda, colombiano (Atlético Nacional);
- 2017 – Renato Portaluppi, brasileiro (Grêmio);
- 2018 – Marcelo Gallardo, argentino (River Plate);
- 2019 – Jorge Jesus, português (Flamengo);
- 2020 – Abel Ferreira, português (Palmeiras);
- 2021 – Abel Ferreira, português (Palmeiras);
- 2022 – Dorival Júnior, brasileiro (Flamengo);
- 2023 – Fernando Diniz, brasileiro (Fluminense);
- 2024 – Artur Jorge, português (Botafogo).
Renato deixou o Grêmio nesta temporada
Depois de um ano complicado com a questão das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e com o resultado dentro de campo abaixo do esperado, o técnico Renato Portaluppi acertou a sua saída do Grêmio ao final da temporada.
O treinador chegou em um acordo com a diretoria gremista para não renovar o seu contrato com o clube gaúcho para a próxima temporada. Livre no mercado, o técnico foi procurado por alguns clubes para o ano de 2025, no entanto, recusou as investidas feitas. Vasco da Gama e Santos foram alguns dos clubes que demonstraram interesse no treinador ex-Grêmio.