Contratado como centroavante, o jovem André Henrique, de 22 anos, passará a atuar em uma nova posição no ataque do Grêmio após algumas conversas com o técnico Renato Portaluppi nos últimos treinamentos no CT Luiz Carvalho.
Veja também: Medalhão quer seguir no Grêmio em 2025, mas clube não pretende renovar contrato
A ideia da troca de posição partiu do treinador por dois motivos: Renato afirma que André Henrique não consegue jogar de costas para o gol pois é franzino e não tem forças para disputar com os zagueiros. Além disso, a concorrência para a função de centroavante pesou após as chegadas de Arezo e Braithwaite para um elenco que já contava com Diego Costa.
Com isso, o agora ex-centroavante passará a atuar pelo lado direito de ataque, como um jogador de mobilidade. Renato acredita que, apesar de alto, medindo 1,89 cm, o atacante tem boa velocidade e capacidade técnica.
Na atual temporada, André Henrique conta com apenas 12 partidas, três gols e duas assistências. O atacante pouco jogou neste ano por conta de uma sequência de lesões musculares, mas agora está disponível e treinando com o restante do elenco.
Grêmio desembolsou alta quantia por André Henrique
Em dezembro de 2023, o Grêmio exerceu a opção de compra de André Henrique, que chegou ao clube por empréstimo junto ao Hercílio Luz, de Santa Catarina. O clube desembolsou a quantia de R$ 6,4 milhões por 40% dos direitos econômicos do atleta, que agora tem vínculo até dezembro de 2026 com o tricolor.
No contrato assinado com o Hercílio Luz, o Grêmio ainda dispõe de uma cláusula para adquirir outros 40% de André Henrique pela quantia de R$ 9,6 milhões. A condição pode ser acionada até dezembro deste ano.