Pentacampeão da Copa do Brasil, o Grêmio abrirá a sua caminhada na competição de 2023 em jogo único e decisivo no dia 1° de março contra o Campinense, fora de casa. O tricolor terá a vantagem do empate para avançar de fase e, aí sim, jogar na Arena a segunda fase contra o vencedor de Ferroviária ou Resende.
+Grêmio pretende negociar mais jogadores visando baixar a folha salarial
Em sua coletiva de imprensa concedida neste domingo, logo depois da vitória de 2×0 em casa sobre o Avenida pelo estadual, o técnico Renato Portaluppi lamentou a entrada já na primeira fase do torneio e lembrou que, na sua época, o time participava da Libertadores e entrava sempre avançado na Copa do Brasil.
“Se o Grêmio vai jogar a Copa do Brasil desde a 1ª fase, o Grêmio é culpado. Quando eu estava aqui, entrávamos sempre entre os 16. Os entendidos que estavam aqui jogaram o Grêmio para a segunda divisão e nós vamos pagar a conta. Vamos lá, vamos pro nordeste”, disparou.
Outras 12 equipes entram somente a partir da terceira fase, casos de Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Inter e Palmeiras (que disputarão a Libertadores), São Paulo, que se classificou via Brasileirão, Cruzeiro, campeão da Série B, Sport, vice-campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde.
Estreia é antes do Gre-Nal
Outra situação que vai gerar certo cuidado na programação do Grêmio é o fato desta partida contra o Campinense ser quatro dias antes do primeiro Gre-Nal do ano, dia 5, na Arena, pela fase inicial do Gauchão.