Renato Portaluppi não é mais técnico do Grêmio. O anúncio oficial foi feito pelo clube através de uma nota oficial no início da tarde desta segunda-feira.
O treinador esteve reunido com o presidente Alberto Guerra no hotel onde mora, em Porto Alegre. No encontro, optaram pela não renovação de contrato para 2025. A reportagem do Gremistas apurou que, após uma temporada abaixo das expectativas, Renato desejava um elenco mais forte para brigar por títulos no ano que vem, enquanto o Grêmio projeta menor investimento em contratações.
A quarta passagem de Renato pelo Grêmio chega ao fim após uma temporada de enorme irregularidade da equipe, que foi bastante atrapalhada pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul durante os meses de abril e maio. Sob o comando do treinador, em 2024, o tricolor disputou 67 partidas com 28 vitórias, 16 empates e 23 derrotas, além de 90 gols marcados e 75 sofridos. O aproveitamento foi de apenas 49,7%.
Renato pelo Grêmio em 2024:
- 67 jogos
- 28 vitórias
- 16 empates
- 23 derrotas
- 49,7% de aproveitamento
Renato Portaluppi estava no comando técnico do Grêmio desde setembro de 2022, quando assumiu o clube na reta final da Série B. Em 2023, conquistou o título estadual, terminou o Brasileirão na segunda colocação e avançou até a semifinal da Copa do Brasil. Em 2024, apesar de mais um título gaúcho, não passou das oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, e no Brasileirão, lutou até a 36ª rodada para não ser rebaixado.