O técnico Renato Portaluppi voltou a sugerir a sua saída do Grêmio, que novamente está ameaçado pela zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A equipe ocupa a 14ª colocação e tem uma tabela difícil até o término da competição.
Veja também: Grêmio tem 22% de aproveitamento com reforço pedido por Renato em campo
Após a derrota do Grêmio para o Criciúma, Renato se reuniu com os jogadores e dirigentes no vestiário e ofereceu sua demissão, caso considerassem que sua saída seria benéfica para o clube no momento. Contudo, a possibilidade foi prontamente rejeitada pelo presidente Alberto Guerra e pelas principais lideranças do elenco.
Renato continua tendo o apoio dos jogadores, porém de forma menos unânime do que em ocasiões anteriores durante sua atual passagem pelo Grêmio. Nos bastidores, os dirigentes estão convencidos de que apenas o treinador possui a capacidade de mudar a situação atual do clube na temporada.
Precisando vencer para se afastar da zona de rebaixamento, o Grêmio lida com uma tabela complicada até o final do Campeonato Brasileiro, tendo de enfrentar adversários diretos na luta contra o Z4 e equipes que ocupam a parte de cima da tabela, além do clássico Gre-Nal no Beira-Rio. O próximo compromisso é contra o líder Botafogo, fora de casa, neste sábado, às 21h.
Renato seguirá no Grêmio para 2025?
Renato está inclinado a deixar o comando do Grêmio ao final da temporada de 2024. O próprio técnico reconhece o desgaste nas relações tanto com os jogadores quanto com os torcedores. Para preservar sua relação com a torcida, ele considera que a saída ao término do ano será a melhor decisão.
O desempenho do Grêmio sob o comando de Renato em 2024 foi bastante afetado pelas enchentes. Com um total de 53 partidas, o time alcançou um aproveitamento de 52,2%, registrando 24 vitórias, 11 empates e 18 derrotas. O saldo de gols ficou em 71 marcados e 55 sofridos.