O discurso sobre a falta de tempo para descansar e trabalhar os jogadores não deve mais fazer parte das entrevistas do técnico Renato Portaluppi para a sequência da temporada. Com as quedas na Copa do Brasil e Libertadores, o Grêmio terá apenas o Campeonato Brasileiro em disputa até dezembro.
Veja também: Grêmio tem definição sobre Renato e começa a planejar temporada de 2025
Serão 17 partidas até o término da temporada. Entre o duelo contra o Criciúma, no próximo domingo, 25 de agosto, e o enfrentamento com o Corinthians, pela última rodada, em 8 de dezembro, o Grêmio terá uma média de um jogo a cada seis dias. Em tese, Renato terá a semana livre para trabalhar com os jogadores, entrando em campo apenas aos finais de semana.
Além do número reduzido de partidas, o Grêmio contará também com o retorno dos jogos à Arena em 1º de setembro. Ou seja, as viagens entre uma partida e outra para jogar longe de Porto Alegre, também chegarão ao fim.
Grêmio tem dois objetivos no Campeonato Brasileiro
Se engana quem pensa que o Grêmio lutará apenas para se afastar da zona de rebaixamento até o término do Campeonato Brasileiro. Internamente, o clube entende que tem um turno inteiro pela frente e que pode sonhar com uma vaga na Copa Libertadores de 2025. Para isso, precisará melhorar seu desempenho na competição, onde é o atual 15º colocado com 24 pontos.
Nas últimas cinco temporadas, foi necessário atingir uma pontuação média de 59,6 pontos para terminar o Brasileirão na sexta colocação e garantir vaga na fase eliminatória da Libertadores. Ou seja, o Grêmio precisará mais do que dobrar o seu aproveitamento se quiser retornar ao torneio continental em 2025.