Uma das principais características do técnico Renato Portaluppi é a sua capacidade de recuperar jogadores muito questionados ou em momento de baixa na carreira. E em 2024, uma das apostas do maior ídolo do Grêmio foi o zagueiro Rodrigo Caio.
Veja também: Pepê recebe sondagem do futebol europeu e pode deixar o Grêmio
Tendo em vista a grande carência de jogadores para o sistema defensivo no início desta temporada, a direção do Grêmio concretizou a chegada do defensor de 31 anos de idade. O atleta estava livre no mercado desde janeiro, quando não renovou seu contrato com o Flamengo.
Por conta do baixo custo, o clube optou por tentar trabalhar uma recuperação do jogador, que enfrenta muitos problemas no joelho nos últimos anos. Até por isso, Rodrigo possui um dos salários mais baixos do time profissional gremista.
O custo total da contratação de Rodrigo Caio no Grêmio
Por não possuir vínculo ativo com outro clube, Rodrigo Caio chegou ao Grêmio sem custos de transferência. Sendo assim, o tricolor tem a responsabilidade de arcar apenas com os salários do atleta, que giram em torno de R$ 190 mil mensais.
O acordo ainda prevê bonificações por desempenho que poderiam elevar os vencimentos. Entretanto, com a baixa minutagem até o momento, estas cláusulas não foram ativadas.
Contratado no fim de junho, Rodrigo Caio receberá 6 salários do Grêmio. Além disso, o jogador também possui direito a 13º salário, e o gasto total de sua contratação chegará a R$ 1.3 milhão. A quantia pode ter pequena variação por conta de impostos. O contrato do atleta com o Grêmio tem duração até dezembro deste ano.
Além de Rodrigo Caio, outro jogador contratado pelo Grêmio para o sistema defensivo foi Jemerson, que foi comprado junto ao Atlético-MG.