Com mais oito rodadas em disputa no Campeonato Brasileiro, onde luta para se afastar da zona de rebaixamento, o Grêmio ainda tem com o que se preocupar nesta temporada, mas nos bastidores, já trabalha em ajustes no elenco de olho em 2025. Neste sentido, após Reinaldo, também definiu a saída de outro jogador indicado pelo técnico Renato Portaluppi. Trata-se de Rodrigo Caio.
Veja também: Com Grêmio de olho, Arthur pode mudar de clube na Europa
O clube, que avisou ao estafe de Reinaldo que não conta com o lateral para a próxima temporada, também deu indicativos nos bastidores de que não estenderá o vínculo do zagueiro ex-Flamengo, que se encerra em dezembro.
No momento em que Rodrigo Caio foi contratado, o Grêmio vivia um cenário diferente, com a permanência de Renato ainda como uma possibilidade para o ano de 2025. Então, o planejamento era de recuperação do zagueiro para, quem sabe, tê-lo em alto nível no ano seguinte. Como Renato não deve ficar, e o clube não vislumbra uma completa recuperação do defensor, optou-se pela saída.
A permanência Rodrigo Caio, por outro lado, poderia acontecer se o jogador tivesse atingido o número de partidas necessárias para ativar a cláusula de renovação automática, mas não há mais tempo hábil, já que, para o Grêmio, restam apenas oito jogos em disputa em 2024. A saída de Rodrigo Caio abre um espaço – valioso, na quantia de 200 mil reais – na folha salarial do Grêmio para a próxima temporada.
O zagueiro de 31 anos teve a contratação anunciada pelo tricolor no mês de junho, embora já estivesse em trabalhos no clube há mais tempo. Desde então, foi a campo em somente três partidas, duas como titular, atuando durante os 90 minutos. Seu último jogo foi contra o Criciúma, e nos últimos quatro duelos do Grêmio, sequer saiu do banco de reservas.
Com Rodrigo Caio, Grêmio prepara pacotão de dispensas
O Grêmio prepara uma reformulação em seu elenco de jogadores de olho na próxima temporada, e além de Rodrigo Caio, pelo menos outros cinco atletas já tem saída dada como certa nos bastidores do clube, casos de Fábio e Geromel, que irão se aposentar, Rafael Cabral e Du Queiroz, que retornam aos seus clubes após empréstimo, e Reinaldo, que não terá o contrato renovado.