Após ser diagnosticado com tumor testicular e não continuar no Giresunspor, da Turquia, Jean Pyerre voltou ao Brasil para se tratar e teve a situação analisada pelo Grêmio. A opção foi de não manter o atleta de 23 anos, que jogará emprestado até dezembro com a camisa do Avaí, que está na Série A.
Em entrevista dada ao site GaúchaZH, o técnico Roger Machado falou da opção de não manter o meia no elenco:
“Cheguei em um momento de muitas demandas, era necessário prestar mais atenção no campo. A decisão foi em conjunto, mas oferecida pela direção, de oportunizar o seguimento da carreira e trilhar os espaços dele fora do clube. O Jean, ainda na época do Fluminense, falamos bastante dele. Na minha primeira passagem (pelo Grêmio), quando formamos (o time de) transição, muito foi em função dos jovens promissores que estavam muito acima da sua categoria”, disse Roger, antes de acrescentar:
“O Jean era um desses, um dos primeiros que pensamos naquele momento. Na época ele tinha 16 anos e queríamos que eles amadurecessem tecnicamente, fisicamente e emocionalmente. Lá atrás, a gente prestava atenção no Jean. Jogador muito talentoso e que ainda, infelizmente, não conseguiu reproduzir tudo que poderia”.
Jean Pyerre, antes do empréstimo ao futebol turco, ampliou o contrato com o Grêmio até 2024.