O Santos solicitou a Conmebol a anulação da suspensão do meia Diego Pituca, expulso em Porto Alegre após levar dois cartões amarelos no primeiro encontro das quartas de final da Libertadores. O departamento jurídico dos paulistas aguarda para as próximas horas uma resposta para a solicitação.
O principal argumento utilizado pelos santistas é que Pituca foi penalizado com o primeiro cartão amarelo no lance em que César Pinares foi expulso de forma equivocada pela arbitragem. Naquele momento, após revisão no VAR, o juiz optou por retirar o vermelho do meia gremista e marcar falta do santista no chileno. Como consequência, o atleta foi penalizado com o amarelo.
Os advogados do Santos afirmam que não houve intenção por parte de Diego Pituca de acertar o adversário e, por isso, o meia não seria merecedor do cartão. Na etapa complementar, o santista tomou o segundo amarelo e foi expulso do jogo.
Fontes ligadas ao Grêmio não acreditam que a Conmebol dará parecer favorável ao pedido do Santos. Diego Pituca é considerado peça chave para o meio-campo do técnico Cuca.