Ninguém entendeu o porquê, mas o Inter Miami, clube de Luis Suárez, ex-Grêmio, e Lionel Messi, estará no Super Mundial de Clubes de 2025, fato que gerou polêmica e críticas à Fifa.
O Inter Miami não conquistou qualquer título ou apareceu bem posicionado em algum ranking qualificatório, mas se garantiu no torneio mundial por ter feito a melhor campanha da fase classificatória para os playoffs da liga norte-americana. Em suma, é algo semelhante ao Grêmio ser convidado para um torneio mundial por ter somado mais pontos na primeira fase do Brasileirão ainda em formato de mata-mata.
Mesmo recheado de craques, como os já citados Suárez e Messi, o Inter Miami não avançou da primeira rodada de playoffs, fase seguinte à classificatória, onde fez a melhor campanha, sendo eliminado após duas derrotas nos três jogos contra o Atlanta United.
A final da liga norte-americana será entre Los Angeles Galaxy e New York Red Bull, equipe do ex-gremista Elias. Entretanto, nenhum destes clubes estará no Super Mundial da Fifa. Já o Inter Miami, classificado, caiu no Grupo A de Palmeiras, Al-Ahly e Porto.
A Fifa encontrou no Inter Miami, de Luis Suárez e principalmente Lionel Messi, a solução para atrair maior interesse público ao Super Mundial de Clubes. A medida foi necessária devido à recepção pouco entusiástica dos clubes europeus em relação à criação da nova competição.
Luis Suárez pelo Inter Miami
Luis Suárez, aos 37 anos, teve temporada de destaque defendendo o Inter Miami, o que lhe garantiu um lugar no Super Mundial de Clubes da Fifa. O experiente centroavante participou de 37 partidas, marcando 25 gols e realizando 12 assistências.
Para comparação, no ano anterior, pelo Grêmio, o atacante uruguaio jogou em 54 partidas, onde anotou 29 gols e contribuiu com 17 assistências.