A súmula do Grenal decisivo do Gauchão foi divulgada no último dia 18, um dia após o jogo.
Além das expulsões de D'Alessandro e Odair Hellmann no momento do pênalti em Cortez, durante as cobranças alternadas, Renato também foi expulso.
Segundo informações relatadas pelo árbitro do jogo, Jean Pierre Lima, o treinador 'invadiu' o campo de jogo durante as penalidades. Expulso da partida, Renato saiu 'sem maiores problemas'.
O Grêmio também foi citado em virtude de um dos torcedores ter arremessado um copo plástico nas proximidades de D'Alessandro e Odair, quando os mesmos deixavam a partida. Ainda segundo o relato, o tricolor já identificou e puniu o responsável pelo ato.
Confira os trechos do documento:
'Durante a decisão por pênaltis, expulsei da área técnica o Sr. Renato Portaluppi, treinador do Grêmio F.B.P.A., por invadir o campo para dar orientações a sua equipe. Informo que o mesmo saiu sem maiores problemas.
Quando o treinador do S.C. Internacional estava deixando o reservado após expulsão, foi arremessado um copo plástico no gramado, vindo da torcida do Grêmio. De acordo com o boletim número 3809 da Polícia Civil, o clube identificou e encaminhou o acusado como sendo Douglas Qader Lara.
Após o final da partida, já no vestiário, fui informado pelo delegado da partida, Sr. Marcos Roberto Caduri de Almeida, que durante a premiação da FGF, o Sr. Francisco Novelleto e seu vice, Sr. Luciano Hocsmann, foram abordados e ameaçados pelo assessor de imprensa do Grêmio, Sr. João Paulo da Fontoura. O delegado informa que irá detalhar tal fato em seu relatório extra.'