Tetê, ex-atacante do Grêmio, foi anunciado oficialmente pelo Galatasaray no dia 10 de agosto de 2023. Aos 23 anos, o jogador assinou um contrato de três anos com o clube turco, atual campeão nacional, que agora disputa a fase preliminar da UEFA Champions League. No anúncio de sua contratação, Tetê se apresentou aos torcedores turcos usando seu apelido, Furacão.
Veja também: O salário de Rochet no Inter que foi descartado pelo Grêmio
“Olá, Galatasaray. Aqui é o Mateus Cardoso Lemos Martins. O Furacão Tetê – Muito feliz de estar chegando aqui. É um clube de muita torcida, que eu já acompanho há muito tempo, e espero ir bem.”, afirmou o atacante.
Tetê deixou o Grêmio em 2019, ao ser vendido ao Shakhtar por aproximadamente R$ 42 milhões. Desde então, o jogador foi emprestado para o Lyon e para o Leicester, durante as últimas temporadas por causa da guerra na Ucrânia.
Tetê no galatasaray: nenhum lucro ao Grêmio
Apesar da movimentação de Tetê no mercado, o Grêmio não ganhará nada com a transferência do atleta para o clube turco. Seu vínculo com o time ucraniano estava encerrado em junho, e ele estava livre antes de assinar com o Galatasaray. O mecanismo de solidariedade da FIFA, que normalmente prevê uma compensação às equipes formadoras em futuras transferências, não se aplica neste caso.
Veja também: Presidente do Grêmio analisa contratação de grande estrela mundial em 2024: “Novo Suárez”
Galatasaray venceu o Olimpija por 3 a 0 na Eslovênia na partida de ida da fase preliminar da Uefa Champions League. O confronto decisivo está programado para acontecer em Istambul no dia 15 de agosto. Ao que tudo indica, o novo clube de Tetê deve avançar.