Melhor defesa da Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio ainda sofre com a sua produção ofensiva e com a falta de um meia-armador. Também por isso, o técnico Roger Machado já optou por colocar Biel e Janderson nesta função, quando utilizou o esquema tático 3-4-3.
Entretanto, um jogador é o grande ponto de indefinição no time gremista: Campaz. Contratado em 2021 por 4 milhões de dólares (cerca de R$21 milhões na cotação da época), o jovem colombiano é um dos principais alvos de crítica da torcida gremista e transita entre o time titular e o banco de reservas nesta temporada.
Diante do Bahia, por exemplo, Campaz atuou por 73 minutos e sequer finalizou. Foi substituído por Pedro Lucas, muito pedido pela torcida gremista. Fato é que seu desempenho individual está muito abaixo do esperado, e coletivamente, sua presença em campo não traz grande benefício; pelo contrário, o Grêmio somou mais pontos na série B quando o colombiano não começou como titular.
Grêmio somou mais pontos na série B sem Campaz como titular
Campaz foi titular em 7 jogos até o momento, ajudando o Grêmio com 3 vitórias, 3 empate e 1 derrota. Com isso, o tricolor somou 12 pontos de 21 possíveis, tendo 52% de aproveitamento.
Sem Campaz, o tricolor somou mais pontos, porém com menor aproveitamento: Foram 9 jogos, com 3 vitórias, 5 empates e 1 derrota, totalizando 51% de aproveitamento.
Na temporada, o colombiano atuou em 22 jogos, com 2 gols marcados e 2 assistências. Todas as suas participações em gols foram durante a 1ª fase do Campeonato Gaúcho, onde teve bom desempenho com o técnico Vagner Mancini. Já com Roger Machado, alternou entre o time titular e o banco de reservas.