A transferência para o Grêmio provou ser um bom negócio para Villasanti e Cristaldo. Desde a sua chegada ao clube gaúcho, a valorização de Villasanti alcançou 122%, enquanto Cristaldo teve um aumento de 66% em seu valor de mercado, segundo dados do site Transfermarkt, especializado em valores e transferências do futebol.
Veja também: Nacional quer Carballo de graça, e Grêmio impõe condição para negócio
Quando foi contratado pelo Grêmio junto ao Cerro Porteño, do Paraguai, em 2021, Mathías Villasanti tinha um valor de mercado de 4,5 milhões de euros. Atualmente, após quatro temporadas no clube gaúcho, seu valor aumentou para 10 milhões de euros, representando um acréscimo de 6,5 milhões de euros ao seu valor inicial.
Cristaldo experimentou uma ascensão mais rápida em sua valorização de mercado desde sua chegada ao Grêmio se comparado a Villasanti. Contratado do Huracán, da Argentina, no fim de 2022, o jogador era inicialmente avaliado em 6 milhões de euros pelo Transfermarkt. Atualmente, após apenas sua segunda temporada com o clube, seu valor de mercado subiu para 10 milhões de euros.
Ao lado do jovem Gustavo Nunes, Cristaldo e Villasanti são os jogadores mais valiosos do elenco do Grêmio na atualidade.
Carballo também aumentou valor de mercado no Grêmio
Um pouco menos badalado que Cristaldo e Villasanti, o volante Felipe Carballo também experimentou uma importante valorização de mercado desde sua chegada para o Grêmio, em dezembro de 2022. Quando contratado junto ao Nacional, o meio-campista uruguaio era avaliado em 2 milhões de euros. Hoje, custa 5 milhões de euros – uma valorização de 150%.