O Grêmio anunciou, na tarde deste domingo (14), a contratação do atacante Alexander Aravena, de apenas 21 anos e que se destacou nas últimas temporadas atuando pela Universidad Católica, do Chile. O atleta estava na mira de clubes europeus, mas o tricolor superou a concorrência e apresentou uma oferta mais vantajosa.
Alexander assinou contrato com o Grêmio até dezembro de 2028, ou seja, por 4 anos e 6 meses. A chegada do atacante faz parte de uma nova filosofia do clube, que é de apostar em jovens talentos da América do Sul visando retorno esportivo e também financeiro, em caso de uma grande venda no futuro.
Veja também: Grêmio encontra dificuldade e negociação por Matías Arezo esfria
O valor da compra de Alexander Aravena
Para efetuar a contratação, a direção do Grêmio desembolsou cerca de 3.5 milhões de dólares (R$18,9 milhões) por 70% dos direitos econômicos do atleta. O clube não divulga oficialmente o valor das operações de transferência, mas confirma a informação nos bastidores.
Alexander Aravena tem 1,78m de altura e já disputou 17 jogos nesta temporada. Neste período, foram 3 gols marcados e 2 assistências. Sua posição preferencial dentro de campo é o lado esquerdo do ataque e a partir de agora, se torna concorrente de Soteldo e Gustavo Nunes nesta posição.
Na carreira, o jogador tem 119 jogos, com 35 gols marcados e 17 assistências. Desde março de 2023, o atleta está no radar da seleção chilena e recebeu algumas convocações.
Além de Aravena, o Grêmio também anunciou a contratação do meia colombiano Miguel Monsalve, de 20 anos, e tenta acertar a chegada do atacante uruguaio Matías Arezo, uruguaio de 21 anos.