O Grêmio anunciou, na tarde deste domingo (14), duas contratações para a sequência da temporada. E uma delas é a do meia Miguel Monsalve, de 20 anos e que estava no Independiente Medellín, da Colômbia. O jogador é uma das grandes promessas do futebol colombiano.
Cria das categorias de base do Independiente Medellín, Miguel Monsalve chega com status de composição de grupo, tendo em vista que o clube tem apenas Franco Cristaldo para esta posição. Por isso, a ideia é de que o jogador tenha tempo para se adaptar ao futebol brasileiro antes de buscar protagonismo no time comandado pelo técnico Renato Portaluppi.
Veja também: Veja os valores da contratação de Alexander Aravena, novo reforço do Grêmio
Os valores da contratação de Miguel Monsalve
Para adquirir o atleta, a direção gremista desembolsou 2.5 milhões de dólares (R$13,5 milhões) por 50% dos seus direitos econômicos. O restante do passe ficou com o clube colombiano, visando uma futura negociação.
O custo total que o tricolor terá para as contratações de Miguel Monsalve, Matías Arezo e Alexander Aravena é de quase 10 milhões de dólares (R$54,2 milhões na cotação atual). A estratégia de apostar em jovens sul-americanos é considerada uma alternativa para aumentar a qualidade do elenco sem possuir grande capacidade de investimento.
Nesta temporada, Miguel Monsalve tem 20 jogos disputados, com 3 gols marcados e 3 assistências. O jogador foi presença constante e titular absoluto da seleção colombiana sub-20, mas ainda não possui convocações para a seleção principal do seu país.