O lateral-direito Vanderson, ex-Grêmio, segue em grande fase no futebol europeu. Nesta quinta-feira, o jovem foi decisivo na vitória do Monaco pelo placar de 2 a 1 sobre o Barcelona, em confronto válido pela primeira rodada da fase inicial da Liga dos Campeões.
Veja também: Grêmio define futuro de Matías Arezo após início abaixo das expectativas
Vanderson atuou de maneira improvisada, pelo lado esquerdo, e contribuiu com duas assistências após dois belos lançamentos para os gols de Ilenikhena e Akliouche. O Monaco, vale destacar, atuou com um jogador a mais durante quase toda a partida e aproveitou a superioridade numérica para conquistar uma vitória importante. Além das duas assistências, o ex-gremista também teve boa atuação no sistema defensivo, ganhando a maioria dos duelos com os atacantes do Barcelona.
Aos 23 anos, Vanderson é titular absoluto do Monaco. Na atual temporada, disputou cinco jogos, marcou um gol e contribuiu com três assistências.
No Monaco, Vanderson pode render fortuna para o Grêmio
O Grêmio acompanha de perto a situação de Vanderson no Monaco, já que o lateral tem sido cobiçado por gigantes europeus e poderá render um bom dinheiro ao clube gaúcho em caso de transferência.
Na transação de Vanderson em janeiro de 2022, o Grêmio garantiu uma cláusula de mais valia, que assegura 10% do lucro do Monaco em uma possível venda futura. O lateral foi vendido por 11 milhões de euros, estabelecendo o direito do Grêmio a uma parte de qualquer lucro subsequente do clube francês.
Durante a última janela de transferências, o Tottenham apresentou uma proposta de 32 milhões de euros por Vanderson. Se essa venda tivesse ocorrido, o Monaco teria obtido um lucro de 21 milhões de euros e, conforme a cláusula, deveria repassar 2,1 milhões de euros ao Grêmio, o que equivale a aproximadamente R$ 12,6 milhões.