O técnico Dorival Jr. anunciou, no início da tarde desta sexta-feira, a lista de convocados da Seleção Brasileira para os jogos contra Chile e Peru, válidos pelas rodadas 9 e 10, respectivamente, das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Em bom momento na Europa, Vanderson, ex-Grêmio, está entre os selecionados.
Veja também: Bastidores: Como Renato sugeriu sua saída aos jogadores após derrota do Grêmio
Defendendo as cores do Monaco, da França, o lateral-direito vive grande fase no futebol europeu, tendo brilhado contra o Barcelona na Champions League recentemente. O jogador, aliás, é único de passagem pelo Grêmio na lista do técnico Dorival nesta convocação.
Em crise, o Brasil enfrenta o Chile no dia 10 de outubro, em Santiago, e depois recebe o Peru, em 15 de outubro, na Arena Mané Garrincha, estádio que será palco do jogo do Grêmio contra o Botafogo neste sábado, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Convocados da Seleção Brasileira:
- Goleiros: Alisson, Bento e Ederson
- Laterais: Vanderson, Danilo, Abner e Arena
- Zagueiros: Bremer, Militão, Gabriel Magalhães e Marquinhos
- Volantes: André, Bruno Guimarães, Gerson e Paquetá
- Atacantes: Rodrygo, Endrick, Igor Jesus, Martinelli, Luiz Henrique, Raphinha, Savinho e Vinicius Jr.
Convocação de Vanderson para Seleção Brasileira é boa para o Grêmio
A convocação de Vanderson pela Seleção Brasileira pode refletir positivamente no Grêmio, que aguarda a venda do lateral-direito pelo Monaco para receber uma porcentagem a que tem direito na transferência.
Na negociação de Vanderson em janeiro de 2022, o Grêmio garantiu uma cláusula de mais valia no acordo, que garante ao clube gaúcho 10% de qualquer lucro que o Monaco venha a obter em uma futura venda do jogador. O lateral foi negociado por 11 milhões de euros.
Na última janela de transferências, o Tottenham apresentou uma proposta de 32 milhões de euros para adquirir Vanderson. Se a transação tivesse sido concretizada, o Monaco lucraria 21 milhões de euros sobre o valor pago anteriormente ao tricolor. De acordo com a cláusula prevista, o Grêmio teria direito a 2,1 milhões de euros dessa valorização, o equivalente a aproximadamente R$ 12,6 milhões.