A FGF apresentou nesta quinta-feira ao Governo do Estado a proposta de retomada do Gauchão de 2020, que tem como pendência três rodadas da fase de grupos do returno, as semifinais e finais, além dos dois jogos da finalíssima, em que o Caxias já está.
Caso o Governo aprove na semana que vem, o Grêmio faz a reestreia na temporada de 2020 no dia 19 de julho, no Beira-Rio, contra o Internacional, sem a presença de torcedores.
O calendário do Grêmio ficaria assim:
- 19/07 – Inter x Grêmio
- 22/07 – Grêmio x Ypiranga
- 26/07 – Novo Hamburgo x Grêmio
- 29/07 – eventual semifinal
- 02/08 – eventual final de turno
As finais:
- 05/08 – decisão contra o Caxias, ida
- 09/08 – decisão contra o Caxias, volta
Ciente da gravidade da Covid-19, a FGF apresentou uma série de restrições no protocolo enviado ao Governo. Dentre as medidas principais estão a proibição de torcida, as baterias de testes nos envolvidos nos jogos, a redução para apenas seis cidades-sedes e o regime de concentração.
Algumas das medidas:
- Duas baterias de 50 testes cada no período de treinamentos;
- Regime de concentração para as três rodadas restantes com limite de dois atletas por quarto e preferência de quartos individuais;
- Delegações limitadas a 31 integrantes;
- Deslocamento ao estádio em dois ônibus para evitar aglomerações;
- Chegada ao estádio uma hora antes do jogo;
- Atletas chegam preferencialmente fardados e limitam o uso dos vestiários;
- Sedes regionalizadas: Arena do Grêmio, Beira-Rio e Passo D’Areia (Porto Alegre), Cristo Rei (São Leopoldo), Estádio do Vale (Novo Hamburgo), Alfredo Jaconi e Estádio Centenário (Caxias do Sul), Montanha dos Vinhedos (Bento Gonçalves) e Boca do Lobo (Pelotas);
- Limite de 50 profissionais (25 nas áreas de competição e 25 nas áreas administrativas);
- Jogos sem público