O Grêmio surpreendeu seus torcedores na última sexta-feira (14) ao anunciar a contratação do zagueiro Wagner Leonardo, de 25 anos, junto ao Vitória, rendendo ao clube baiano a maior venda de toda a sua história.
A negociação, que ocorreu em total sigilo, foi fechada em 4,5 milhões de dólares (cerca de 25,9 milhões de reais, conforme a cotação), valor que será pago de forma parcelada. O montante corresponde à aquisição de 80% dos direitos econômicos do defensor, que assinou contrato válido por três temporadas com o Tricolor, até dezembro de 2027.
Com isso, Wagner Leonardo se tornou a maior venda do Vitória, como o próprio clube informou em nota na última sexta-feira. O zagueiro havia chegado ao Rubro-Negro em 2023, vindo do Portimonense, de Portugal, por 5,6 milhões de reais.
O Esporte Clube Vitória recebeu uma proposta oficial do Grêmio, de 4.5 milhões de dólares, 26 milhões de reais na cotação atual, pela venda de 80% do atleta Wagner Leonardo. O Leão permanece com 20% dos direitos econômicos do atleta.
O Vitoria fez o possível para a permanência… pic.twitter.com/dLHlEZmjEB
— EC Vitória (@ECVitoria) February 14, 2025
Wagner Leonardo é a contratação mais cara da história do Grêmio
Se por um lado Wagner Leonardo se tornou a maior venda do Vitória, também ganhou o status de contratação mais cara da história do Grêmio, dividindo o posto com outro reforço recente, o atacante uruguaio Cristian Olivera, que custou os mesmos 4,5 milhões de dólares (25,9 milhões de reais) ao ser adquirido do Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
Quem ocupava o posto de contratação mais cara da história do Grêmio até então era o meia Franco Cristaldo, que também custou 4,5 milhões de dólares ao clube, mas, devido à variação cambial, teve o valor fixado em 24 milhões de reais.