Na quarta-feira (15), em uma partida pelo grupo do Grêmio na Conmebol Libertadores, o The Strongest aplicou uma goleada de 4 a 0 sobre o Huachipato. O confronto ocorreu sob as condições desafiadoras da altitude de La Paz, e o resultado conquistado pelo time boliviano praticamente garantiu sua classificação para as oitavas de final do torneio.
Veja também: Grêmio parte para período de preparação intensiva em São Paulo
Apesar de não ter entrado em campo, o Grêmio, participante do mesmo grupo, encontra sua vaga às oitavas ainda viável. Com a cena do Grupo C tomando forma, The Strongest assume a liderança com 10 pontos acumulados em cinco jogos. O Huachipato, consequência da derrota, permanece na segunda colocação com cinco pontos, mas com um jogo a mais em relação ao Estudiantes, que figura na terceira posição com quatro pontos. Em última posição, o Grêmio detém três pontos, tendo participado de apenas três confrontos devido a adiamentos causados por enchentes no Rio Grande do Sul.
Mirando uma reviravolta na competição, o Tricolor gaúcho tem um embate marcante na próxima rodada, onde enfrentará o líder The Strongest. O duelo está agendado para quarta-feira, dia 29, às 19h, no Couto Pereira, em Curitiba, já que a Arena do Grêmio está temporariamente indisponível para receber partidas. Simultaneamente, o Estudiantes e o Huachipato se enfrentarão na Argentina.
Uma vitória do Grêmio, em especial se for construída com uma margem de dois gols de diferença, e um empate no jogo Estudiantes x Huachipato pode reposicionar o time porto-alegrense na zona de qualificação para as oitavas. Contudo, um vencedor no confronto argentino-chileno deixará o Grêmio na terceira posição, ainda que tenha dois jogos a disputar e a possibilidade de alcançar um máximo de 12 pontos. De fato, o tricolor ainda pode superar o The Strongest na tabela, já que o time boliviano tem apenas o Grêmio como adversário e em caso de derrota, terminaria a fase de grupos com 10 pontos.
Grêmio se prepara para a Libertadores
As partidas pendentes do Grêmio ocorrerão no início de junho, com a visita ao Huachipato agendada para o dia 4 e o encontro com o Estudiantes em casa previsto para o dia 8. Preparando-se para os desafios que se avizinham, o Grêmio decidiu realizar seus treinamentos no CT do Corinthians, em São Paulo, e designar os jogos da Libertadores para Curitiba. As atividades de treino em solo paulista terão início nesta sexta-feira.
Veja também: Grêmio encaminha acordo e fica próximo de definir o estádio para jogos da Libertadores
Além disso, a CBF anunciou a paralisação do Campeonato Brasileiro pelas próximas duas rodadas, o que pode oferecer ao Grêmio um tempo adicional para concentrar-se em sua campanha na Libertadores e buscar uma trajetória de sucesso no torneio continental.