Considerado um dos líderes do elenco de jogadores, Lucas Silva encerrou o mês de agosto sem ser utilizado em uma única partida do Grêmio pelo técnico Roger Machado nesta Série B do Campeonato Brasileiro.
+ Grêmio hoje: Derrota e crise, Roger na berlinda e dirigente se explica sobre entrevista polêmica
O volante, que chegou a ser capitão do time em algumas partidas da temporada, foi relacionado para todos os seis jogos da equipe em agosto, mas figurou apenas como opção no banco de reservas. O motivo de sua não utilização é exclusivamente técnica, e coincide com a chegada de seu xará, Lucas Leiva, ao elenco gremista.
Lucas Silva entrou em campo pela última vez na partida contra o Tombense, na Arena, no dia 16 de julho, pela 18ª rodada da competição. De lá para cá, são nove partidas atuando apenas como opção entre os suplentes na casa mata.
Lucas Silva não tem permanência assegurada no Grêmio
Aos 29 anos, o volante tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2023. Sua permanência para a próxima temporada, entretanto, não está completamente assegurada e vai depender da nova presidência do clube.
Na janela de transferências deste meio de ano, Lucas Silva teve seu nome ligado ao Botafogo em uma suposta transferência. O jogador, entretanto, tratou desmentir a informação e assegurar sua permanência no Grêmio para a sequência da atual temporada.