Lesionado desde 2013 e com contrato encerrando em 31 de dezembro de 2019, o zagueiro Gabriel irá anunciar a aposentadoria. O jogador conversou com os médicos e a conclusão é que não há mais condições de recuperação plena, ou seja, qualquer possibilidade de um retorno aos gramados está extinta. Por isso, zagueiro e Grêmio negociam e a direção está disposta a dar um emprego ao atleta.
Após vários procedimentos cirúrgicos no joelho esquerdo e grandes problemas recuperatórios, Gabriel deverá assumir um cargo administrativo. As negociações estão ocorrendo e o tema é tratado apenas nos bastidores. A falta de publicidade para as questões que envolvem o defensor é uma rotina, já que há sigilo sobre alguns pontos da história.
Seis anos após a lesão, Gabriel segue trabalhando no Grêmio. Em 2014, por conta de todas as complicações, os dirigentes chegaram ao acordo de comprarem os direitos econômicos junto ao Lajeadense, clube de origem. A atitude tinha como objetivo dar suporte ao atleta durante todo o período de recuperação – como de fato ocorre até hoje.